Coronavírus

O que é Covid-19?

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que pode atingir as pessoas variando de infecções sem sintomas a quadros graves.

 

Sintomas

Os sintomas da Covid-19 podem ser leves, moderados ou graves. Os principais sintomas são:
 

  • Febre
  • Calafrios
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Coriza
  • Distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos
  • Diarreia

 

Transmissão

A transmissão da Covid-19 pode ocorrer por gotículas de saliva expelidas durante a fala, espirro ou tosse ou pelo contato através das mãos a objetos contaminados.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado pelo médico, após avaliação do paciente que procura os serviços de saúde, indicando ou não a realização de testes específicos.

 

Como se Proteger?

  • Use máscara protegendo nariz e boca quando sair de casa.
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool 70% (pode ser em gel ou líquido).
  • Não toque olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas.
  • Ao usar máscara de tecido, lave-as com água e sabão ao retornar para casa, passe-as com ferro quente após secas.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Mantenha distanciamento de pelo menos 1 metro e meio entre pessoas em lugares de uso comum (ex.: supermercados, padarias, farmácias, etc.).
  • Evite aglomerações sempre que possível.

 

Isolamento   

Se você estiver doente, com sintomas compatíveis com a Covid-19, fique atento a estas recomendações:

  • Só saia de casa para ir aos serviços de saúde durante o período de transmissão da doença.
  • Não visite pessoas.
  • Não vá a locais que possa haver aglomeração de pessoas (supermercados, padarias, igrejas, festas e outros).

O período de isolamento conforme orientações cientificas normalmente é de 10 dias a partir do primeiro dia de sintomas.

 

Estou com Sintomas, o que fazer?

  • Unidade Básica de Sáude

Todas as pessoas com sintomas gripais devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cariacica para se tomar as medidas necessárias para o atendimento. Os locais preferenciais para atendimento são as UBS. Se você já é atendido por uma, dirija-se a ela. Caso você não esteja vinculado a uma UBS pode se dirigir a uma das 29 que existem no município que estão preparadas para atender pacientes com síndrome gripal.

  • Testagem

O município conta ainda com seis unidades de referência para testagem RT-PCR que são as UBS de São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Padre Gabriel, Jardim América e Itaquari, sendo essa última com horário de funcionamento das 7h às 19h, de segunda a domingo, exclusivo para Covid-19.

  • Horário

O horário das unidades de saúde está estabelecido da seguinte maneira: horário das 7h às 19h estão em funcionamento as UBS de Bela Aurora, Santa Barbara, Santa Fé, Valparaíso e Itaquari. As demais 24 unidades ficam abertas das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

  • Pronto-Atendimento

Os moradores de Cariacica contam também com os pronto-atendimentos para casos de síndrome gripal: das 7 às 17h, estão o PA de Bela Vista e PA de Nova Rosa da Penha I. Os pronto-atendimentos do Trevo de Alto Lage (Monsenhor Rômulo Neves Balestrero) e de Flexal 2 (Abelar Correa Neto) funcionam 24 horas com procedimento separado entre gripal e não gripal e ainda classificação de risco, contribuindo com a redução de exposição à Covid-19, tanto entre profissionais quanto entre pacientes.

 

  • Central de Atendimento Coronavírus - 3354-5635 (8h às 16h)

 

Perguntas e Respostas

  • Qual é a forma de transmissão do coronavírus?

A disseminação é de pessoa para pessoa pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância ou contato com objetos contaminados.

  • Quais são os sintomas apresentados por uma pessoa que foi infectada pelo novo coronavírus?

Febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

- Crianças

Em crianças, além desses sintomas anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

- Idosos

Em idosos, deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Atenção! Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

  • O que a pessoa pode fazer para se proteger?

Evitar sair de casa e usar máscara sempre. Lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

  • Existe vacina contra o coronavírus?

Sim. As vacinas já estão sendo aplicadas em todo o Brasil. Desde que começou a vacinação da população contra a Covid-19, duas vacinas são aplicadas no país: a da farmacêutica CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz. No caso da CoronaVac, estudos apontam melhor eficiência quando a segunda dose é aplicada num intervalo de 21 a 28 dias. Já a vacina da AstraZeneca deve ter a segunda dose aplicada em intervalo maior, de três meses.

  • Qual o nível de gravidade da doença?

 Dados iniciais publicados pelas autoridades internacionais de saúde pública que monitoram os casos pelo mundo indicam que a letalidade seja entre 2% e 3%.

 

Reclamações ou Sugestões   

Sugestões, elogios, reclamações ou denúncias em relação aos serviços e atendimentos prestados utilize um destes canais:
 

 

Comorbidades

Diabetes melitus: Qualquer indivíduo com diabetes.

 

Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

 

Hipertensão Arterial Resistente (HAR): HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

 

Hipertensão arterial estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.

 

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade.

 

Insuficiência cardíaca (IC): IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

 

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar: Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

 

Cardiopatia hipertensiva: Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).

 

Síndromes coronarianas: Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).

 

Valvopatias: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

 

Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

 

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas: Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

 

Arritmias cardíacas: Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).

 

Cardiopatias congênita no adulto: Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

 

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados: Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardiodesfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).

 

Doença cerebrovascular: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular .

 

Imunossuprimidos: Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV e CD4 <350 células/mm3; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais individuos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.

 

Anemia falciforme: Anemia falciforme.

 

Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental): considera-se deficiência intelectual/mental os indivíduos com limitações nas habilidades mentais gerais, que impedem as suas atividades habituais e exigem autocuidados.

 

Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC): como comprovação deverá ser apresentado documento de identificação com foto e cartão do BPC.

 

Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades.

 

Pessoas com obesidade mórbida: índice de massa corpórea - IMC ≥ 40.

 

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise): considerar Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

 


 

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes socais

FIQUE POR DENTRO

Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas - sábado, das 8 às 12 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacia. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.